segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Keith Haring


Vida e obra de Keith Haring
Keith Haring nasceu nos EUA, em 1962, numa pequena cidade chamada Kutztown. Desde cedo, desenhou figuras que exprimiam a sua preocupação pelo que se passava no mundo.
Na década de 80, mudou-se para Nova Iorque, onde frequentou a Escola de Artes Visuais. A vida desta cidade, o hip-hop, o breakdance e os graffitis influenciaram desde logo o artista. Keith começou a pintar em bares, nas paredes das ruas e até nos túneis do metro. Em 1990, quando tinha apenas 32 anos, Keith Haring morreu vitíma de uma doença.




Influências urbanas
A cidade de Nova Iorque influenciou o tipo de pintura de Keith Haring; contactou com os chamados «artistas de rua», ou seja, aqueles que espalhavam a sua arte pelas ruas e raramente mostravam as suas obras nas salas de exposições.
Keith pintava sobre papel e expunha em bares, e nas ruas pintava directamente sobre a parede. As pinturas que fez para o Metro de Nova Iorque tiveram um grande sucesso.




Estilo próprio
O artista criou desde logo um complexo código
visual. Isto quer dizer que, por exemplo, ele inventou uma forma de desenhar um cão, e a partir daí passou a desenhá-lo sempre desse maneira. Os seus desenhos tornavam-se assim facilmente reconhecíveis por todos.
Keith utilizava a linha de contorno com traço grosso, tornando as suas figuras muito simples. As cores que mais gostava de usar eram as primárias e as secundárias.

Nenhum comentário: